segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Artes

A classificação das Artes

Genericamente arte pode ser conceituada como um dom ou técnica para criar obras de grande beleza cultural, capazes de expressar ideias, sentimentos e emoções, estabelecendo uma relação profunda entre o artista e o mundo.

Ao longo dos tempos filósofos como Kant (no seu Crítica da Faculdade do Juízo), Hegel (na sua Estética), Gottfried Ephraim Lessing (em seu livro Laooconte), tentaram classificar as artes, de acordo com seus próprios critérios particulares.

Ricciotto Canudo

No início do século XX, um teórico e escritor do cinema italiano, chamado Ricciotto Canudo, através de seu "Manifesto das Sete Artes" (publicado em 1923), idealiza uma nova numeração indicativa das artes, caracterizada pelos elementos básicos que as formavam:

1ª Arte - Música (som);

2ª Arte - Dança/Coreografia (movimento);

3ª Arte - Pintura (cor);

4ª Arte - Escultura (volume);

5ª Arte - Teatro (representação);

6ª Arte - Literatura (palavra);

7ª Arte - Cinema (integra os elementos das artes anteriores mais a 8ª e no cinema de animação a 9ª).

Posteriormente, outras formas artísticas expressivas foram adicionadas. São elas:

8ª Arte - Fotografia (imagem);

9ª Arte - Banda Desenhada ou Histórias em Quadrinhos (cor, palavra, imagem);

10ª Arte - Jogos de Computador e de Vídeo (acomoda elementos de todas as artes anteriores somados a 11ª arte desde a Terceira Geração dos Videogames);

11ª Arte - Arte digital (artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação).

No entanto estas classificações não parecem ensejar uma hierarquia, mas tão somente uma sequência lógica de evolução das diversas artes no contexto mundial.

O que você acha? Concorda com essa classificação ou possui outra opinião? Dentre as artes aqui descritas, qual você considera a mais relevante para a cultura do ser humano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário