sábado, 24 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO



Dia do Soldado Brasileiro


Em 25 de Agosto comemora-se o dia do soldado brasileiro.

Duque de Caxias - O Patrono do Exército Brasileiro

Esta data foi instituída em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro: Marechal Luís Alves de Lima e Silva, que nasceu em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos Luís Alves de Lima e Silva já era capitão e, aos 40 era Marechal-de-campo. Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias - o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador. O Duque de Caxias lutou e defendeu o Brasil em muitos confrontos dentro e fora do solo pátrio, recebendo o título de pacificador após sufocar várias rebeliões contra o império.

Soldado é a primeira graduação da hierarquia militar. Porém independente de qualquer graduação ou patente todos os militares se consideram soldados a serviço da pátria amada. O termo deriva do latim solidarius – que significa “alguém que é pago para servir”.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo jovem deve se alistar em uma das Forças Armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona o aprendizado de valores importantes como amor à pátria, disciplina, organização, honra, solidariedade e perseverança, entre vários outras virtudes que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

O soldado recebe treinamento para exercer atividades tanto em tempos de guerra como em tempos de paz, dentro e fora do país, prestando auxílio à população em situações de calamidade e desordem.



"Ser soldado é mais que uma profissão: é missão de grandeza"
 
Parabéns a todos os "soldados" do Brasil!

Um comentário: